quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pendure no pescoço e rode por aí.


Por Vanessa Hassegawa

Em tempos que confundem liberdade de imprensa com difamação e “bullyng” é utilizado como substituto da palavra preconceito, ainda acredito no equilíbrio. E peço desculpas à minha timidez para dizer que estou “me achando” hoje.

Sem misturar conceitos vanguardistas e novas gírias, o Carne Moída foi posto na rua. Um investimento de poucos reais e excessivamente criativo colocou o centro de São Paulo e algumas pessoas queridas entorno de uma cerveja , risos e prazeres. 

Nessa simples intenção de por um precioso minuto em qualquer câmera levou à cena 32 minutos, 32 obras de arte. Todos eles compactuaram com a coragem de jovens - de 20 a 30 e poucos- que acreditam na arte de forma acessível e carregada de organicidade.

A proposta do Carne Moída de reunir criadores que tivessem produzido vídeos de até “1 minuto” não tem nenhum ineditismo, mas não estamos falando de pioneirismo e sim, da acentuação do ego em sua melhor forma. Uma ode à carne de segunda, um louvor a obras de quem acredita que a sua arte está dentro. Todos podem literalmente pendurar sua “melancia no pescoço” e aparecer por aí. 

Amigos e meu amor* (já que essa crônica é uma verdadeira rasgação de seda às pessoas queridas e quase um alter-ego, afinal um gostinho de minha pesquisa sobre as "encantadas" da Amazônia paraense também esteve lá) acordei sentido que nós artistas da cena fora do circuitão temos que agir fazer e desfilar.

Comprem ou não nossa arte de bullyng alheio. Porém, saibam que nossa liberdade de expressão não ofende as moças ricas do pop brasileiro e a imprensa. Lanço um decreto: Vamos moer nossa carne de segunda e fazer muitos pratos principais!

Veja isto:




Obs: Encantada é um trecho de meu projeto de videodança sobre mito, lendas e feminilidade das ilhas do Pará. Este vídeo foi gravado na Ilha de Algodoal  e contou com captação, edição e trilha de Ruy Lessa (o “meu amor” mencionado acima).





3 comentários:

  1. Querida, de segunda teu projeto não tem nada! Sensibilidade fantástica para integrar imagens, dança e paisagem.

    ResponderExcluir
  2. Excelente definição da noite sensacional que todos nós tivemos, Vanessa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto Vanessa. Foi tudo muito bom mesmo.
    A noite foi permeada por um baita alto astral.

    ResponderExcluir