segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Facebook, destino e felicidade


Por Renata Daibes

No meio das minhas “filosofadas” por aí, me caiu nas mãos o livro de Zygmunt Bauman, Amor Líquido. Qual foi a minha surpresa quando me deparei com suas ideias, questionamentos e visões de mundo muito a ver com os últimos questionamentos que tenho feito em minha vida, pessoal e profissional.

Além de levá-lo aos projetos do Las Caboclas, em inúmeras citações e passagens, o levo também ao dia a dia. Suas interpretações me inspiram e me mostram um mudo mais compreensível do que antes.


Neste vídeo abaixo, Bauman com 86 anos, é tão atual em suas reflexões e nada banal, mesmo falando de Facebook, destino e felicidade. Parece impossível, mas ele se deixa ser interessante e claro. Sem floreados e palavras difíceis, ele aprofunda questões de nossas vidas de forma clara e palpável.
Dentre outros, suas obras guiam o Las Caboclas em nossas pesquisas e projetos e criam trajetos questionáveis sempre. Idas e vindas, urbanos, estranhos.

“...para cada ser humano existe um mundo perfeito feito especialmente para ele ou para ela.”


5 comentários:

  1. Cada pessoa é um mundo..um mundo de possibildades e sensações. Acredite !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Andréa! Somos todos um universo, que muito bem podem se unir e criar outros universos, maiores e mais complexos, muitas vezes deliciosos.
      :)

      Excluir
  2. Adorei as palavras profundas do Sr. Bauman. Que lucidez, mesmo aos 86 anos! Isso é um privilégio para poucos. Tenho, ás vezes, me questionado sobre esses assuntos. Em verdade, sem a profundidade filosófica de Bauman, mas enfrentando os mesmos questionamentos. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Ando lendo uns textos de história da ciência que você ia gostar, Renata! Não estão diretamente ligados, mas tocam em pontos pertinentes. Parabéns pela postagem! E sucesso nas transformações que vierem no blog! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Allan, me passa as referências. Adoro fuçar novas ideias.
      Obrigada, querido! :)
      Beijos!!

      Excluir