quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Não vi e tenho inveja de quem viu


Por Renata Daibes

Quarta feira da semana passada, dia 27 de julho de 2011, foi um dia muito especial para o futebol brasileiro e para quem aprecia obras de artes também.

Um jogo clássico, como na maioria das quartas e domingos acontece. Flamengo e Santos em campo na Vila Belmiro. Infelizmente não passou na TV aberta em São Paulo. Só assistiu quem teve a oportunidade de comprar o jogo por alguma TV paga. Não quero nem discutir essa escolha de jogos que passam ou não na TV aberta porque esse post não é de protesto e sim de deslumbre.

Fui jantar com alguns familiares, que passavam sua última noite de férias na capital paulistana. Ainda no restaurante, minha mãe me liga, diretamente de Belém, para dizer que está acontecendo um jogo super emocionante entre os dois times. Eu fico com uma agonia no coração por não estar em casa e por não ter comprado os jogos do Flamengo no campeonato. Mas tudo bem, já perdi tantos outros jogos, um a mais um a menos não faria tanta diferença assim.

Quando estávamos indo pra casa trocando de estações no rádio, parei numa narração do jogo. De repente, ouço um grito de gol do locutor, dizendo que acabara de acontecer o 5º gol do Flamengo e o jogo estava praticamente no fim, com o placar de 5X4. Minha mãe ligou novamente. Neste momento, eu já estava subindo o prédio às pressas. Abri a porta de casa, liguei a TV e nada! Estava passando outro jogo, que se não me engano também foi bonito, mas não tão especial quanto aquele que acabava de terminar.

Me restou ver reprises, comentários e ler coisas sobre a partida.

Mas no fim das contas estou feliz, apesar da inveja de quem viu o jogo. Pois vendo tudo o que vi depois, senti uma energia boa, coisa que não sentia desde quando o Flamengo foi campeão em 2009.

Foi até mais profundo do que a sensação da vitória em si. Uma coisa gostosa de sentir, de acreditar no futebol, que ainda existe arte, que se todos os envolvidos, jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcida quisessem, poderíamos viver aqui no nosso país algo muito melhor do que temos hoje. Poderíamos eleger o melhor jogador do mundo sem precisar que eles saíssem daqui. Talvez fazer uma Copa aqui muito mais organizada e com estrutura, sem roubalheiras e corrupção. Poderíamos influenciar nossos jovens que estão começando no esporte a não querer apenas lucrar de clube em clube, mas passar a eles que o que vem antes é o amor à arte do futebol e amor ao clube, aos seus companheiros.

Continuo sonhando com essa realidade que, depois desse jogo, não me parece mais impossível. Ver os jogadores adversários se abraçando, Ronaldinho e Neymar, e mais especial ainda ver Neymar e Luxemburgo (técnico do Flamengo) abraçados, rindo e felizes. Obrigada Neymar, Ronaldinho e todos os jogadores e responsáveis por esse jogo magnífico.

Queria só mais duas coisas impossíveis, ter assistido esse jogo com meu avô, que me fez amar o Flamengo, e uma crônica de Armando Nogueira sobre este jogo, para ler no dia seguinte. Ah sim, isso seria fechar com chave de ouro.


*Reportagem muito boa do Esporte Espetacular sobre o jogo: http://www.youtube.com/watch?v=OrIDYIUzs2A

Nenhum comentário:

Postar um comentário